índice



Introdução
O presente trabalho vou falar do números de índices, as taxas e percentagens ou porcetagens.
Do mesmo modo incentiva-me aprofundar com a tema que fala acerca da quilo mencionada resumido para que possa facilitar conhecimento do lutar tento necessidades de compreender o meu trabalho.


As porcentagem ou percentagem, conceito
Percentagem é um substantivo feminino que indica uma taxa ou produção calculada em relação aonúmero 100 (por cem) a percentagem consiste numa frações em que o denominador é 100 e é representada pelo símbolo %.
Por exemplo se um grupo de 100 pessoas existem 55 mulheres e 45 homens, podemos dizer que a percentagem de mulher é de 55%,quando a percentagem de mulher é 45%.
No âmbito de matemática, ou cálculo de uma percentagem é feita através de regra de 3 simples.
As percentagenstambém pode querer dizer uma comissão, ou seja, uma quantidade de dinheiro que é recebido ou pago por algum produto ou serviço. é uma palavra  frequentemente usado no contexto de negocio, porque é a base de calculo de lucro ,prejuízo e descontos.

Muitas das pessoas tem duvidados entre porcentagem e percentagem, as duas formas estão corretas, sendo que percentagem é mais comum no português de Portugal, enquanto o porcentagem é mais usado no brasil.
A percentagem tem como origem no inglês percentage, um termo que se usa para escrever os números sob apresentação de uma fração decem, sendo que ‹‹sem›› representa um todo. O símbolo deste conceito é o % a qual se denomina porcento e se interpreta como em cada cem/centena.
Ex. Dez porcento é uma percentagem que se escreve como 10% e que se intente como dez em cada cem (ou centena). Se dissermos que 10% tem um grupo de 30 pessoas tem o cabelo ruiva, esta frase significou 3 dessas mesmas pessoas são ruivas.





Surgimento da percentagem
A percentagem surgia em função de necessidade de dividir um determinado bem em diversas partes, de maneira que todas ela ressoltassem iguais ou proporcionais, emtamanho, valor e importância.
O ponto percentual (pp) é o nome de unidade na qual pode ser expressa no valor absoluto da diferençaentresquaisquer pares de percentagens.
Por exemplo se uma determinada taxa de juros cair de 24% ao ano para 12% ao ano pede-se dizer que houve redução de 50%.
(Valor inicial-valor final) valor inicial, mais não que houve redução de 12% implica que o valor inicial, no nosso exemplo, a taxa final seria 21,12% ao invés de 12%.
 O ponto percentual é uma unidade que pode expressar diferença, voltando ao nosso exemplo, é correto dizer que houve redução de 12 pp natal de juros.
Existem muitas formas de se calcular percentagem: podemos utilizar regra de 3 multiplicando.
Por exemplo:
Qual é o valor de 20% de  50 ?
100% Representa o total ou seja 50 e25%representa X.fazendo a regra de três termos:
X/25=50/100
100X=50.25
X=1250/100
X=12,5
Portanto,25%de 50 é 12,5.

A centésima fração de uma grandeza determina a percentagem a cálculo fundamentado em 100 unidades.
Ex: P%=

1)      27%=                                  2) 481%
3)(50%)2=25%
Pois (50%) 2= 2 =2 ==25%

4)  ===40%

É bastante similar a medita aritméticacomum.a diferença, entretando, é que na mediaaritmética todos os valores contribuem com peso igual, enquanto que se leva em concentração a contribuição peso de cada termo, uma vez que existem termos que contribuem mais que outros
Noção de medida ponderada tem um importante papel no estatístico.
Descritivo e também aparece em uma forma mais geral em diversas outras áreas da matemática se todas as media aritmética ponderada se comporta de maneira semelhante a media aritmética,elas tem algumas propriedade, como intuitiva que as diferença,como por exemplo aquelas mostradas na paradoxo de simpson (carece de fonte)
Dados duas turmas de uma escala com 20 alunos e outra com 30 alunos as notas obtidas em cada sala foram:
Turma da manha 63,67,71,74,76,77,78,79,79,80,81,81,82,83,84,86,89,93,98,turma da tarte=81,82,83,84,85,86,87,,87,87,88,88,89,89,90,90,90,90,91,9,92,92,93,93,94,95,96,97,98,99,
A metida aritmética simples da turma da manha é 80 em quanto que a medio aritmética simples a turma da tarde é 90.fazendo a media entre tais resultado obtida temos uma media de 85%.entre tanto ,tal numero não reflete a realidade pois,a quantidade de alunos de cada classe não foi levada em conta (20 em uma e 30 na outra ), logo este resultado não apresenta precisamente a media de nota para aluno (não levanto em conta que classe cada um pertence ).Para obtermos valor correcto , é necessário fazer so ao contrario do que foi feito anteriormente basicamente se fazer o somatório de todas as notas e divide pelo total de aluno.
x=86
Números índice é o quociente varial enfocada entre tadasdistintas, sejam elas temporais ou especiais, oíndicesó tem significado se as tada que se refere forem claramente especificada das caracterizando a época o período e o local aque dizem respeito nesse quociente o numerador é chamado valor considerado (ou corrente) e denominador, valor base (ou referencia) oíndice é adimencional na forma percentual com dois digito e sem sinal indicativo desse condição a que lida com grandeza simples oque trata de grandeza complexa (resume muitos valores) agnegativo ou sintético-como a base corresponde o valor 100 éindicado por base =100.
As classificações de números-índices há três classificações de números índice administrativa de económico dividem-se números índices simples quando um sóprodutoesta em jogo é números índices composto quando envolve um grupo de artigo.
Os números índice simples
Avaliam a variação relativa de um único tem a variável económico. Entre dois períodos de tempo.
Calcula-se como a razão do preso quantidade ou valor em dados período para o correspotentepreço quantidade ou valor num períodobase a principal limitação dos índice simples e que eles se referem apena a tens isolado, enquantofrequentemente necessitam sintetizar variação para um grupo de itens.

a)         Ptº=PIt- preço
b)        Quantidade:   q°I =
c)         Valor: vt°=
São usado para iniciar uma variação relativa no preço na quantidade ou n de valor de um grupo de itens. os números índices composto dividem-se em dois métodos: o método dos agregados ponderados e a media dos relativos de preço.
O método dos agregados ponderados é utilizado para determinar variação de preco para um grupo de artigo, focalizado somente preço por exemplo variação de preso de cesta básica em um ano.
Método da média ponderada dos relativos é uma alternativa do metoto dos agregados ponderados resultando exatamente as mesmas a fras.
A que encontramos a variação global de um grupo de artigo que podem aumentar, diminuir ou permanecer com o mesmo preço são eles:
·         Índice de preço
·         Índice de q quantidade
·         Índice de valor







O índice do preço é relacionada com o preço de produto de uma época atual (chamado de época dada), com o preço do mesmo produto em uma a outraépoca, (chamada de básica). Deste forma teremos um relativo de preço.
O índice de quantidade é onde comparamos as quantidades produzida, venidasao consumidaencontramos o seguinte cálculo.
Índice de valor é um indicador que representa as variações dos preços em relação as quantidades em momentos diferentes de tempo.
Como recursos estabelecidos, teremos os seguintes dados:
ü  0=época básica, base au época do referência.
ü  T=época atual, ápoca ou época Áseracompanhada.,
ü  P0=preço dom produto ou serviço no tempo 0,
ü  Pt=preço do protudi ou serviço no tempo t,
ü  Q0=quantidade do produto ou serviço no tempo q,
ü  V0=p0xq0 = o valor do produto ou serviço do tempo 0,
ü  Tvt=ptxqt. O valor do produto ou serviço no tempo t,
Números índices de lasperyer.
Constitui uma media ponderada de relativa sendo as fatores de ponderação determinado partir d preço, de quantidade da época básica, (p) de insumos, (1) em duas época inicial (0) e atual (t) tomado como pesos quantidades (q)
Arbitradas para esses insumos na época inicial.
Exemplo:
t.1=      
            PIT-Q
Os índices caracterizam se ara serem importada instrumento de medidas estatístico, frequentemente usado para comparar variáveis economia relacionadas entre si, para obter análise simples e resumida das mudanças ocorrida são longo do tempo a em diferentes lugares visamos informar e esclarecer a importância que ess representa no dia-dia das pessoas e onde são implantados.
As taxas
É exigência financeira imposta pelo governo ou alguma organização politica ou governamental a pessoa Privata ou jurística para usar certo serviço fundamentais ou pelo exercício do poder de polícia é uma das forma de tributa.
A palavra taxa se refere a uma exigência do governo tanto uma peço físico como jurídica.
Essas taxa normalmente são compradas pelo uso de terminado serviço oferecido pelo governo ainda por alguma organização de base politico.
Por exemplo: o pagamento das taxas de popeiro ou de colheita de lixo. Mas não tem o mesmo caracter de exigência que demos imposto que se é obrigatório como o IPVA(o imposto de circulação de veículos e automotores)ou o IPTU(o imposto predial o território urbano ).
Conceito de segura social
É um sistema de proteção de cidadão, sua finalidade é abanar os indivíduos para que não haja qualquer tipo de desequilíbrio social. O conceito seguro é muito usado pela memoria dos países, especialmente por aqueles que defendem um estado bem estar, também conhecido como estado social.
Tipos de taxas
As taxas apresentaquatias obrigatórias de dinheiro que são baga em função de possibilidade de aquisição de um produto ou utilização de serviço. Aplicadas aos mais diversos serviços Bancários, diversas são os tipos de taxa existentes, e o seu valor é determinado com base no preço final do serviço, ao  qual será coprata uma percentagem tributaria, cujos os números poderão variar expressivamente de organização para organização.
Os diversos tipos de taxas existentes são:
Ø  Taxas fixas
Essas taxas caraterizam-se por nunca variarem ao longo de todo o processo de liquidação de uma divida. Deste o inicio ate o final do contrato, as taxas manter-se ou sempre as mesmas, e por isso oferece ou devedor a possibilidade de usufruir de níveis de risco extremadamente reduzidos durante todos o período de pagamento.
Entres os diversos tipos de taxas existente, as taxas fixas são ideais para quem não gosta de surpresa, e apesar de exigirem o pagamento de percentagens mais altas, garante a manutenção total dos valores turrantes os números de anos acordados no contrato.
Ø  Taxa variável
Estão altamente sujeita as oscilações de mercado, e os valores associados as mesma alteran-se frequentemente, oferecendo assim grandes incertezas relativamente a totalidade do pagamento a ser efetuado no futuro .em compreensão, valor inicial tente a ser extremamente mais baixo do que na taxa fixa.
 Taxa nominal
Esta é uma taxa que devera sempre constar nos contados de crédito e aplicações. Financeira, e tem uma correspondência equivalente ao período total de um ano.

Ø  Taxa efectiva
De entre os diversos tipos de taxas existente a taxa efectiva é aquele aplicada quando o período de aplicação é igual ou período de capitalização e referente o número exato referente ao número total apagar pelos juros ao contrário da taxa nominal.
Conhecer os tipos de taxas existente é uma medita essencial para quem pertente usufruir de um credito, pois permiti-lhe avaliar os diversos fatores inerentes ao contrato, através da utilização de conhecimento factual para efectuar uma escolha mais sensata ponderada.
Ø  Taxa de desemprego
Representa a proporção de pessoas capazes de exercer uma profissão e que procura um emprego remunerado, mais que, por diversas rasões, não entram no mercado de trabalho. Também podem estar incluídos na taxa de desempregoaqueles que exercem trabalhos não remunerados. A taxa de desemprego é  o numero dos trabalhadores desembreado devido pela forcão de trabalho total.
Taxa de juros
É o preço do dinheiro e indica quando se deve pagar ou comprar por um empréstimo ou ceritídeo concedido, dependendo da situação.

Exemplo:
No caso de uma pessoa pedir um crédito de 20.000. dólares a uma taxa de juros de 25% devera devolver 25 000 dólares (os 20 000 dólares do empréstimo mais 5 000 dólares pelos juros)













Conclusão
Combase nesse trabalho que  fiz falei sobreAs porcentagem ou percentagem, conceito
Porcentagem ou percentagem, Origem da percentagem, Surgimento da percentagem, Ponto de percentual, Como calcular percentagem, Noção de percentagem, Media aritmética ponderada, Os índices, Os números dos índices composto, Importância dos números índices, Conceito de segura social.
E conclui que A travesTaxa de desemprego Representa a proporção de pessoas capazes de exercer uma profissão e que procura um emprego remunerado, mais que, por diversas rasões, não entram no mercado de trabalho. Também podem estar incluídos na taxa de desemprego aqueles que exercem trabalhos não remunerados. A taxa de desemprego é onúmerodos trabalhadores desembreados devidos pela forcão de trabalho total.














PEREIRA,Silvio-2004
TENEMBAUM,Aaron-2004